“Além de realizar o diagnóstico do paciente, o Exame de Audiometria ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um Aparelho Auditivo e o Tipo mais adequado.” Fga. Cintia Grolla
O local ideal para fazer Exame de Audiometria em São Paulo seria em uma Clínica de Aparelhos Auditivos conhecida como Centro Auditivo e realizado por uma Fonoaudióloga (o) especializada.
Exame de Audiometria é um exame indolor, de grande importância, que dura em média de 20 à 30 minutos e é indicado para a avaliação da capacidade de audição de um indivíduo, realizado pela fonoaudióloga (o), geralmente realizado em uma cabine com isolamento acústico.
Existem 2 tipos principais do Exames de Audiometria: a Vocal e a Tonal. O Exame de Audiometria Tonal permite saber qual o intervalo de frequências que a pessoa consegue escutar, enquanto o Exame de Audiometria Vocal se foca mais na capacidade de compreensão de determinadas palavras.
Para quem procura por Exame de Audiometria em São Paulo, existem diversos Centros Auditivos especializados em Audiometria Tonal que é o exame que serve para avaliar a função auditiva do paciente com dificuldades auditivas, através da obtenção de limiares auditivos (Estímulos sonoros), estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos auditivos que o indivíduo percebe para poder avaliar o seu tipo e grau de perda auditiva.
O Exame de Audiometria Tonal, indicado para quem tem dificuldades auditivas e precisa usar Aparelhos Auditivos, é um dos testes básicos de avaliação da audição no ser humano, imprescindível para o diagnóstico e acompanhamento da evolução auditiva e tratamento de doenças do ouvido.
A Fonoaudióloga (o) irá apresentar sons com diferentes intensidades e frequências através de um fone devidamente colocado e o paciente apertará um botão ao ouvi-los.
A Profissional (o) vai preencher um Audiograma em próprio punho (manualmente) que é um gráfico que descreve a capacidade e sensibilidade auditiva. Ele demonstra o mínimo de intensidade sonora que um indivíduo consegue detectar em determinadas frequências, audíveis ao ouvido humano.
Ao explicar a sua perda auditiva O fonoaudiólogo sempre se referirá ao grau e “configuração” da perda, o que significa os tons e/ou frequência que você não consegue ouvir.
Estes tons coletados no exame de audiometria, serão colocados em um gráfico chamado mundialmente de audiograma.
O audiograma, coletado pela fonoaudióloga, mostra quais frequências você pode ouvir, e em qual volume. O audiograma dá ao seu fonoaudiólogo uma boa ideia de quão grave é sua perda auditiva e o ajudará a selecionar as melhores tipos de Aparelhos Auditivos e as opções de tratamento para você.
Na primeira visita em um Centro Auditivo, você tem que ter uma boa conversa com a Fonoaudióloga especialista. Esta profissional indispensável, vai analisar sua audiometria, o tamanho de seu ouvido, seu histórico, suas principais necessidades, para saber qual tipo de aparelho auditivo será necessário. Neste primeiro encontro já poderá ser tirada a impressão do ouvido (pré-molde), uma réplica exata do canal do ouvido.
A audição é um sistema complexo que permite ao ser humano comunicar-se e socializar-se. Quando este sistema sofre alguma alteração, pode comprometer o indivíduo socialmente.
Sendo assim um dos primeiros procedimentos, geralmente, é a procura de um médico Otorrinolaringologista. Já se tem conhecimento de que uma Perda Auditiva Neurossensorial não permite uma intervenção terapêutica com isso a solução ideal é a indicação de um aparelho auditivo por uma Fonoaudióloga especialista em audiologia.
Para que possa realizar os processos de testagem e adaptação de uma prótese auditiva ao indivíduo portador de deficiência auditiva, é de suma importância uma avaliação de um especialista. O fonoaudiólogo é responsável pela função social da audição e aborda a utilidade prática da capacidade auditiva, visando aumentar a habilidade do deficiente auditivo em lidar com as situações da vida diária.
A audiometria é um exame usado para medir a capacidade do paciente de ouvir sons. Ele é realizado quando há suspeita de perda auditiva e é fundamental para a obtenção de um diagnóstico preciso.
O exame é simples e indolor. O Exame de Audiometria é feito em uma cabine acústica, o paciente ouve – por meio de um fone de ouvido acoplado a um pequeno microfone – palavras e sons emitidos pelo examinador.
Existem 2 tipos de Exame de Audiometria: A Audiometria Tonal, que avalia a resposta a tons puros emitidos em diversas frequências; e a Audiometria Vocal, que avalia a capacidade de compreensão da voz humana.
Durante o exame, são testadas frequências que variam de 250 a 8.000 Hz e o objetivo é descobrir o som mais baixo que se é capaz de ouvir. A intensidade vai sendo gradativamente aumentada até que o paciente acuse que está ouvindo o som em questão, sendo o limite máximo em torno de 120 decibéis.
É quando se percebe que está ouvindo mal é hora de passar por uma consulta com um especialista, que pode ser o Otorrino ou Fonoaudióloga(o)
O resultado é apresentado na forma de um gráfico e leva-se em consideração a médias das respostas obtidas para a emissão do laudo.
A perda auditiva pode ser algo que acontece de repente se você estiver exposto a um som alto ou a uma explosão. Também pode ocorrer lentamente ao longo do tempo, que é que ocorre na maioria das vezes com a perda auditiva relacionada à idade que é chamada de Presbiacusia e também pode ser hereditário. Compreender a perda de audição é o primeiro passo importante para fazer algo sobre isso.
A perda de audição significa que você perdeu parcialmente a habilidade de ouvir certos sons. Talvez você não possa mais ouvir tons agudos, como as vozes de mulheres ou crianças. Ou talvez você não consiga escolher uma única voz se houver muita conversa em segundo plano.
Às vezes, a perda de audição é temporária, como um zumbido nos ouvidos depois de um show barulhento. Na maioria das vezes, é permanente porque os mecanismos que o ajudam a ouvir foram danificados.
O tratamento mais rápido e indolor seria o uso de Algum Tipo de Aparelho Auditivo.
As perdas auditivas acometem idosos, adultos e crianças e podem ser provocadas por exposição a ruídos e processos degenerativos relacionados a doenças metabólicas, dos rins e à idade. A perda auditiva também pode ser provocada por infecções, especialmente as viróticas, uso de medicamentos. A presença de Cera de Ouvido (cerume) ou infecções também pode afetar, de modo transitório, a audição humana.
– Pessoas com audição normal não precisam mais que 25 decibéis para perceber todas as frequências;
– Aqueles que escutam entre 26 e 40 decibéis possuem perda auditiva leve (dificuldade com fala fraca ou distante);
– Entre 56 e 70 decibéis, perda moderada (a fala deve ser forte, dificuldade para conversação em grupo);
– Entre 71 e 90 decibéis, perda severa (dificuldade com fala intensa; entende somente fala gritada ou amplificada);
– Acima de 91 decibéis, perda profunda (pode não entender nem a fala amplificada, depende da leitura labial).
A audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana. É através dela que conseguimos perceber os sons do ambiente e os sons da fala. O som é capaz de proporcionar e modificar emoções e estas tem um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida.
A sua audição é muito importante para você se relacionar melhor e viver bem com quem mais ama. Se você desconfia que sofre de perda auditiva, consulte um profissional especializado, o quanto antes, para avaliar a sua audição.
Sem o Exame de Audiometria, fica proibido qualquer indicação de algum Tipo de Aparelho Auditivo, por isso os “Amplificadores Auditivos (Aparelhos descartáveis)” que são vendidos em lojas virtuais, não são nem de perto, comparados a um Aparelho Auditivo de verdade. Esses falsos aparelhos não tem nem Certificado da ANVISA. Os Amplificadores de Sons, esses “falsos aparelhos auditivos” não são indicados para as pessoas que se preocupam com a sua Saúde Auditiva. Eles amplificam todas as frequências auditivas e acabam só prejudicando em vez de melhorar a sua audição e quando param de funcionar não tem nem conserto. Não perca o seu dinheiro investindo em um produto que amplifica todos os sons, sem respeitar o grau da sua perda auditiva. Só use no seu ouvido, Aparelhos Auditivos de Verdade, que é o indicado pela Fonoaudióloga (o), através do Exame de Audiometria em Centro Auditivo Especializado.
O Centro Auditivo Auditivo em SP, Auditex Aparelhos Auditivos, realiza sem custos, o Exame de Audiometria Tonal em São Paulo, para poder indicar qual o melhor Tipo de Aparelho Auditivo para seus pacientes.
Para poder indicar qualquer tipo de Aparelho Auditivo é imprescindível que seja feita o Exame de Audiometria Tonal, para que todo paciente tenham um melhor conforto auditivo e possam viver a vida sem limitações auditivas. No Centro Auditivo Auditex, o Exame de Audiometria tonal é feito em apenas 20 minutos e é realizado pela Fonoaudióloga Cintia Grolla Rodrigues, que possui mais de 25 de experiência em Exame de Audiometria Tonal em São Paulo e Indicação de Tipos de Aparelhos Auditivos, demonstrando muito profissionalismo, competência e seriedade em tudo que faz. Pode confiar!
Amplificador de som ou amplificador auditivo é o nome que se dá ao aparelho que aumenta um som.
Muito provavelmente você já viu um desses sendo vendido como amplificador auditivo para surdez na internet, certo?
Mas será que eles são aparelhos auditivos de verdade? São a mesma coisa?
A resposta é: não.
Amplificadores de sons não servem para tratar casos de surdez ou perda auditiva.
Como o próprio nome diz, eles apenas aumentam o som, sem qualquer diagnóstico de um profissional da saúde responsável, como é feito aqui no Centro Auditivo AUDITEX.
Tanto que eles são vendidos na internet por um preço muito mais barato do que um tipo de aparelho auditivo.
Aqui vai um alerta: tome cuidado, pois este tipo de produto para quem tem problemas auditivos pode prejudicar ainda mais a audição.
Em razão da falta de informação, muitas empresas e sites tentam levar a crer que vão ajudar o paciente a ter uma saúde auditiva melhor.
Por isso, vendem na internet aparelhos amplificadores auditivos por um preço barato, já que não há necessidade de comprovação médica.
Os aparelhos auditivos são projetados para quem tem perda auditiva e precisa de auxílio do instrumento para ouvir melhor.
Já os amplificadores de som são direcionados para quem não tem problemas auditivos e só querem escutar sons mais altos.
É indispensável que quem tenha qualquer perda auditiva seja tratado com um profissional da área da saúde.
Será este profissional que indicará o grau de perda de audição de cada paciente e o melhor tratamento a ser feito.
Ele também poderá recomendar o uso de aparelhos auditivos e será a pessoa que fará a adaptação e ajustes necessários.
Por isso, não existe venda online de aparelhos auditivos, pois é um produto médico e que necessita de todos os cuidados de um profissional.
©2021 Copyright – AUDITEX Aparelho Auditivos – Todos os direitos reservados