Perda Auditiva - Perda da Audição - Surdez

Perda Auditiva conhecida como Perda da Audição é incapacidade de ouvir melhor, que pode ser melhorada com o uso de Aparelhos Auditivos.

A perda auditiva é um problema invisível. Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.

A perda auditiva atinge milhões de pessoas no mundo devido a uma série de fatores. Estes podem estar relacionados à idade, mas também pode ter como causa, fatores como a exposição prolongada a ruído muito intenso, fatores genéticos (ascendência) e outros. A evolução da perda auditiva pode ocorrer gradualmente. E, muitas vezes, apenas nos damos conta de nossas dificuldades através da reação de outras pessoas em nosso círculo de convivência.

O grau de perda auditiva é medido através de um exame de audiometria, que é conduzido pelo fonoaudiólogo. Esse exame é um importante componente para o fonoaudiólogo selecionar os aparelhos auditivos mais apropriados para a pessoa com perda auditiva

Perda Auditiva – Audição – Surdez

Conforme o último censo realizado pelo ibge, a surdez é a segunda maior deficiência citada pelos entrevistados. quando comparada a outras deficiências recebe pouca ou nenhuma atenção da sociedade, autoridades e até profissionais da saúde.

o número de pessoas afetadas pela deficiência auditiva está proporcionalmente relacionada ao grau de desenvolvimento do país. os enormes contrastes se verificam sejam por condições sócio-econômicas, diferenças culturais, fatores ambientais, hábitos de higiene e o principal: a falta de informação e ação preventiva.

No Brasil estima-se que devam existir em torno de 15 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva, tendo 350 mil destas ausência total de audição.

Quem não escuta, tem dificuldades para se comunicar, portanto pode não compreender seu ambiente exterior, e se expressar através da fala,

A audição é tão importante que dentre os órgãos dos sentidos é o único que permanece em alerta as 24 horas do dia. em adultos da 3ª idade a situação piora, porque existem tendências a introversão e a segregação.

Geralmente pessoas com esse tipo de perda auditiva tornam-se deprimidas, inseguras e sentem-se isoladas pela sociedade

Fechar Menu